terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Escritores - de S a XXL

Cartoonista Angel Boligan

 Tão perto, mas tão distantes

O que observamos nesta figura é, infelizmente, uma realidade: trata-se de uma visão das relações interpessoais na atualidade.
Podemos reparar no contraste entre duas gerações: uma de jovens, abstraídos no seu mundo “online”; outra, de idosos, que aproveitam ao máximo cada momento do mundo que acham o melhor, isto é, a afetividade. Os dois jovens, apesar de tão perto fisicamente, estão muito distantes. Provavelmente não aproveitam a presença um do outro para exprimir qualquer afeto ou simplesmente falarem pessoalmente. Trata-se de um cenário desolador, mas reflete a realidade em que os mais novos demonstram uma” filosofia do culto do fútil” e do individualismo. Não aproveitam os momentos e prazeres únicos e irrepetíveis de uma vida. Estão, erroneamente, convictos de que o que realmente importa é o “status” e o prestígio social que são adquiridos com a exposição pública das suas vidas e da sua intimidade.
Devemos estar cientes de que isto não é mera ficção negativista, é uma realidade cada vez mais presente na sociedade, infiltrada como uma praga, que alastra rapidamente e que abate ou desvanece os laços afetivos.

João Marques
Nº13- 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário