No passado dia 20 de maio, pelas 14.30, teve lugar, via
Teams, mais uma atividade no âmbito do Projeto Cientificamente Provável,
promovida pelo grupo de História e pela Biblioteca Escolar, em parceria com o
CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória) da
Universidade de Letras do Porto.
Este projeto visa intensificar a promoção do conhecimento e
contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens,
estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino
superior e as escolas básicas e secundárias, contribuindo para desenvolver, nos
jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação,
motivando-os para o aprofundamento dos seus conhecimentos e prosseguimento de
estudos superiores nas áreas dos seus interesses.
Esta sessão dirigiu-se aos alunos do 10.ºC e do 12.ºC e,
dando continuidade aos objetivos do projeto E o Porto aqui tão perto, foi
subordinada ao tema: O Papel das Fontes Patrimoniais na Construção do
Conhecimento Histórico. Dinamizada e moderada pela professora Ana Simão,
investigadora deste centro de investigação, contou com dois convidados
especiais, também investigadores do CITCEM: Doutor Gonçalo Maia Marques,
especialista em Educação Histórica, que nos apresentou, com a sua exímia
capacidade de comunicação e conhecimento histórico solidamente fundamentado, o
Mosteiro de São Salvador de Moreira, fonte patrimonial estruturante para a
compreensão da História Local da freguesia em que a nossa escola se insere, com
mais de mil anos de existência, e com a Doutora Helena Pinto, especialista em
Educação Histórica e Patrimonial, que nos guiou numa visita virtual à cidade de
Guimarães explorando o património material e imaterial desta cidade-berço de
Portugal, mostrando, não só os vestígios mais explorados turisticamente, mas
também os que estruturaram o espaço urbano no seu quotidiano medievo que os
esforços conjugados de arqueólogos e do arquiteto Fernando Távora, reabilitaram
como fontes para a construção da história desta tão importante urbe.
Face ao entusiasmo dos docentes e discentes presentes, os
investigadores deixaram no ar a possibilidade de nos visitarem presencialmente
no próximo ano letivo, quando o desconfinamento permitir e, ainda, de nos
conduzirem numa visita guiada ao património que tão bem nos apresentaram.
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