quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Mês da Biblioteca Escolar

Para celebrar este mês, os alunos do JI e do 1º ciclo fizeram marcadores de livros. Parabéns pela participação tão entusiasta e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Esperamos agora que também sejam uma excelente companhia para os nossos leitores.







Os alunos do 2º/3º ciclos e secundário deram asas à imaginação e criaram um magnífico puzzle, que será oferecido à biblioteca.




Día de los muertos

A UNESCO distinguiu, em 2003,  a festividade indígena do Día de los Muertos como Património Cultural Imaterial da Humanidade, considerando-a  "uma das representações mais relevantes do património vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país".
À docente de Espanhol, Sónia Ferreira, que recriou esta tradição, proporcionando-nos também momentos de contemplação estética, o nosso agradecimento.




quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Exposição "What is home?"

Esta iniciativa, dinamizada pelo docente de Religião e Moral e que é dirigida a todos os alunos, aborda uma temática que, para além de pertinente e atual, se enquadra nos conteúdos curriculares das disciplinas de Geografia e História: migrações-interligação-desenvolvimento.
Ainda a propósito da temática, os alunos do 12º C elaboraram um quiz no kahoot, que pode ser utilizado por todos os docentes.





VIAJAR

As malas feitas para partir
Para um mundo novo
Cheio de coisas por descobrir
Mas com a certeza de que a volta está aí ao lado

Ficam as saudades
Mas parte a emoção, a vontade de descobrir um mundo maior

E lá está à espera o pássaro gigante
Voa muito alto e leva-nos para o meio de todos os sonhos

A excitação da viagem, as horas que demoram até ao momento da partida
E ao chegar lá…
Os sons à volta, que nos abraçam
As expressões únicas de cada um, diferentes das que conhecemos, mas que nos fazem sentir em casa
Os paladares e os cheiros de cada terra, que nos fazem ficar para sempre

E depois o regresso…
A vontade de ver quem ficou com os olhos e o coração de quem foi
A mesma casa, a mesma terra, as mesmas gentes, tudo tão diferente.

Matilde Sousa e Silva, nº17- 8ºA

Carta aberta aos alunos do 12º ano


Moreira da Maia, 29 de outubro de 2019

Caros ex-alunos do 12º ano de escolaridade:

Poderão achar estranha esta minha missiva, sobretudo numa altura em que já não vos acompanho como docente. Mas será, alguma vez, possível um (a) professor (a) esquecer-se dos que, um dia, foram seus alunos, ainda que tenham sido entregues a uma docente sensível às vossas preocupações e anseios mais profundos?
Na sexta feira passada, falamos de vós e da forma como sentem o estudo do nosso poeta Fernando Pessoa. Vou contar-vos um segredo: Não raras vezes os professores, em conjunto, refletem sobre qual será a maneira mais eficaz de chegar até vós, de vos sensibilizar para o estudo de determinadas matérias que poderão considerar “áridas”.
Quero que saibam que tenho guardado no coração todos os rostos embevecidos, não apenas pelos conhecimentos que vos transmiti, reflexo da vossa imensa sensibilidade pelo mundo, mas também pelo facto de termos vivido, juntos, momentos únicos que me fazem recordar, com saudade, a forma prazerosa como muitos de vós me escutavam e se abstraiam de tudo o que vos rodeava. Lembro-me, ainda, com muita saudade, do tempo em que vi muitos de vós a representar peças de teatro e da forma como se exprimiam ao falar das palavras cor de rosa e das palavras cinzentas, aquele belo texto de Sophie Caroquei.
Creio, firmemente, que guardarão, como eu, esses momentos únicos e essas palavras melífluas que proferiram e encantaram os que tiveram o privilégio de as poderem ouvir.
Conheço-vos bem. Sei que são brilhantes em tudo o que fazem e que facilmente ficam fascinados pela Literatura e pela poesia. Quero, pois, pedir-vos que pesquisem a entrevista a Pedro Lamares, ator sobejamente conhecido e que o oiçam declamar poesia de Fernando Pessoa. Vão ver que é um assombro! Certamente que ele, como ninguém, conseguirá despertar em vós o gosto por esse grande poeta e patriota que considerava ser a sua pátria a língua portuguesa. Dizia, ainda, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.
Hoje, quero que sejais vós a sonhar com as “palavras cor de rosa” de Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos (heterónimos pessoanos) e com o próprio Fernando Pessoa (ortónimo).
Quero que saibam que é natural, num primeiro momento, que vos possa causar alguma estranheza e desalento (tudo isso faz parte do processo de ensino/ aprendizagem), mas lembrem-se que, como muitas coisas na vida, primeiro estranham-se, depois entranham-se.
Por fim, quero dizer-vos que me sinto honrada por ter partilhado convosco a minha incipiente sabedoria e que, no mais fundo de mim, sei que continuarão a ser estrelas mágicas, cintilantes e cadentes no mar revolto da vida.
Desejando, com ardor, que as ondas desse mar salgado levem para longe a aridez e vos traga o rendilhado da espuma e a magia que a mesma opera em nós, quando a tentamos saborear, ainda que ao de leve…
Abraço-vos a todos, como em cada Natal, quando contemplo a árvore rodeada de presentes e vejo nela as melhores dádivas que a vida me deu: os que se cruzaram comigo no peregrinar da vida, oferecendo-os ao Menino Jesus, Estrela Maior que me guia desde o meu nascimento e ao qual peço que vos guie também em cada momento das vossas vidas.

Sempre ao vosso dispor,

 Prof. Conceição Pires

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Conto da Semana

O projeto "Conto da Semana" pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular em família.
Para o 5º ano foi selecionado o conto "As palavras cor-de-rosa e as palavras cinzentas" e para o 6º ano "Dois patos e uma tartaruga".
Boas leituras.

domingo, 20 de outubro de 2019

Jovens Publicitários


Nas aulas de Português, os alunos do 6º ano, do grupo 1, visionaram vários vídeos de anúncios publicitários inesquecíveis no panorama televisivo português e exploraram textos publicitários muito criativos.
Posteriormente, em trabalho de pares, lançaram-se nesta aventura que é a Publicidade e criaram anúncios deveras apelativos que levam, certamente, qualquer consumidor a querer experimentar os vários produtos que pretendem vender!
Imaginação não lhes faltou! 

Histórias da Ajudaris 2019

Os meninos do Jardim de Infância da Escola Básica da Guarda (sala 1), contaram a história "Fogo na Floresta",  que eles próprios imaginaram e criaram e encantaram o público que assistia à cerimónia de lançamento do livro no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Parabéns aos jovens autores, pais, educadoras, professores e a todos os que abraçaram este projeto de leitura, escrita e solidariedade.



quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Exposição Digital Interativa "Alterações Climáticas"

Uma exposição que, pelas suas caraterísticas, tem potenciado um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem desta temática, desejando-se assim contribuir para a adoção de modos sustentáveis de vida.



terça-feira, 8 de outubro de 2019

10 minutos a Ler

Sessão inaugural do projeto "10 minutos a Ler", com os alunos do 5º ano de escolaridade. O nosso reconhecimento aos respetivos professores de português que abraçaram de uma forma tão empenhada e entusiasta esta iniciativa.


Palestra "Buracos Negros - Os abismos espaço/tempo"

Nuno Santos, regressa à Escola Dr. Vieira de Carvalho como Investigador no Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico de Lisboa e presenteia-nos com a Palestra “Buracos Negros. Os abismos do espaço-tempo.”
Os alunos do ensino secundário de ciências e tecnologias estiveram muito atentos e participaram ativamente no momento de conversar sobre os assuntos abordados e sobre experiências pessoais, com este mestre e investigador “filho da casa”, cujo percurso, pela excelência científica e qualidade humana muito nos honra.
Para a comunidade escolar em geral, mas em particular para docentes da escola, foi um orgulho receber o Nuno Santos.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Concurso - Marcadores de livro

Para celebrar o MIBE, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo são convidados a  expressar a ligação entre os livros, a leitura, as bibliotecas escolares e a imaginação.
Aqui fica o regulamento:

Concurso – Marcadores de Livros
Regulamento

1.  Introdução: No âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Escolar promove um concurso subordinado ao tema proposto pela RBE “Vamos imaginar”. 
2.   Objetivos: celebrar a importância da BE; promover o envolvimento dos alunos; estimular a criatividade.
3.        Destinatários:
Alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, divididos em três escalões:
1º Escalão: Pré escolar;
2º Escalão: 1º e 2º anos de escolaridade;
3º Escalão: 3º e 4º anos de escolaridade.
4.      Natureza dos trabalhos:
No 1º e 2º escalões, os alunos podem utilizar diferentes materiais/técnicas, como por exemplo, lápis de cor, colagens e outros;
No 3º escalão, independentemente da técnica utilizada, os alunos devem escrever uma frase alusiva ao tema.
5.       Apresentação:
Todos os trabalhos devem ser apresentados em suporte de papel (retângulo com 20cm de comprimento e 5 cm de largura) a disponibilizar pelos professores. Cada marcador deve conter, em letras pequenas, no verso, a identificação (nome, número, ano e turma) do seu autor.
6.      Prazo:
Todos os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca até às 15:45h do dia 25 de outubro.
7.       Critérios de avaliação:
1 e 2º escalões: originalidade e criatividade;
3º escalão: domínio da língua e adequação ao tema proposto.
8.      Júri:
Professora Bibliotecária, Coordenadora de Escola, Assistente Operacional e um elemento da Associação de Pais.
9.      Prémios:
Todos os alunos receberão um Certificado de participação, os vencedores de cada escalão vão receber um diploma e um prémio, de natureza educativa, ainda a definir.
10.    Divulgação: os resultados serão divulgados no blogue das bibliotecas do Agrupamento (página da escola) e afixados nas respetivas Bibliotecas, no dia 28 de outubro de 2019 (Dia da Biblioteca Escolar).



Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

"Vamos imaginar" - é o tema proposto este ano pela IASL para a comemoração do mês internacional das bibliotecas escolares.
Desejamos que as bibliotecas sejam sempre espaços vivos e lugares onde as asas da imaginação nos levem a sobrevoar as áreas da literacia da leitura, da informação, digital e dos media.
                                                                                   As professoras bibliotecárias


Dia Mundial da Música