sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FalarSobreCancro.org

Apresentação

O FalarSobreCancro.org é um site público, livre e gratuito, que tem como objetivo ser um meio privilegiado de acesso ao conhecimento e à troca de experiências entre a comunidade oncológica, nomeadamente, doentes, familiares, amigos, profissionais de saúde, investigadores e voluntários.
Através desta plataforma, pretende-se que cada cidadão tenha a possibilidade de construir livremente a sua rede de informação e contactos de acordo com as suas próprias necessidades. Com este projeto, queremos contribuir para a construção de um tecido social de maior solidariedade e cidadania.

Âmbito do projeto

Este projeto nasceu no âmbito do doutoramento de Nuno Duarte Martins, que estudou o trabalho de comunicação (design, imagem e interação) de cidadãos e instituições na luta contra o cancro através dos media participativos online. O FalarSobreCancro.org é uma nova fase da investigação, centrada no estudo de uma solução prática que ajude a comunidade oncológica na luta contra a doença. O trabalho está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores das áreas do Design de Comunicação e da Informática, pertencentes ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, à Universidade do Minho, ao ID+ e ao INESC TEC.

Parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto

Este projeto tem como principal parceiro o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). Conjuntamente com os clínicos e doentes deste hospital, está a ser desenvolvido um trabalho cooperativo e contínuo de estudo, testagem e avaliação de soluções para esta plataforma web, que apoiem os cidadãos que se relacionam direta ou indiretamente com a doença oncológica.
O IPO-Porto não tem qualquer responsabilidade relativa aos conteúdos publicados no site, à exceção daqueles produzidos e assinados por profissionais da instituição, decorrentes de assuntos que estejam a ser abordados pelos utilizadores de forma recorrente, não sendo respondidas questões particulares dos utilizadores. Não é função do IPO-Porto monitorizar a infração dos parâmetros enunciados nos critérios de publicação ou mediar as publicações dos utilizadores da plataforma. O apoio do IPO-Porto é, ´por isso, uma consequência da perceção de que o FalarSobreCancro.org poderá ser uma mais valia para todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos neste projeto. A missão do IPO-Porto é, neste contexto, prestar um serviço de informação à população.

Política do site

A essência do FalarSobreCancro.org é a partilha livre entre toda a comunidade oncológica. Os conteúdos informativos expressos nos artigos e comentários são da responsabilidade dos seus próprios autores.
Os conteúdos clínicos e científicos só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados, no entanto, a natureza dos mesmos é exclusivamente informativa e educativa. Por esse motivo, é absolutamente desaconselhável a sua utilização para autodiagnóstico. O site não tem o objetivo de substituir a conversa e o aconselhamento médico, mas apenas complementá-la.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Exposição "Livros que fizeram História"


Esta exposição itinerante da editora Santillana está patente na BE da EBS Dr. Vieira de Carvalho até ao final da próxima semana. Todas as turmas a irão visitar, com os docentes de língua portuguesa.

Fica aqui o convite também aos pais e familiares para, numa vinda à escola no decurso destes dias, virem até à BE visitar esta exposição.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

2º Colóquio Internacional - Ler e Ser - Pontes para o Futuro

ajudaris.jpg

Após o sucesso da primeira edição, a AJUDARIS, IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e de Bragança, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, o Colégio Efanor, a Universidade Católica, o Centro de Formação Júlio Resende, a Câmara Municipal de Gondomar, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, tem a honra de anunciar o II Colóquio Internacional Ler e Ser: pontes para o futuro, que se realizará nosdias 30 e 31 de outubro de 2015, no Multiusos de Gondomar – Sala de Ouro e que congregará representantes das áreas que melhor se cruzam com os princípios e os objetivos da AJUDARIS.
Para realizar a sua inscrição clique Aqui
Inscrições limitadas
+ Programa
+ Informações e inscrições

Chegou o Pordata Kids



"Chama-se Pordata Kids e tal como a base de dados ‘mãe’ pretende dar a conhecer Portugal e a Europa através de números, percentagens e muitos dados estatísticos. A organização por temas – população, saúde, cultura e deporto, educação, ambiente, etc. – repete-se tal como acontece no Pordata. Mas toda a linguagem, imagem, apresentação e seleção de indicadores foram trabalhados de forma a serem acessíveis a crianças entre os 8 e os 12 anos, que tipicamente estão no 3.º ao 6.º anos de escolaridade.
A faixa etária não foi escolhida ao acaso. “Para conseguirem consultar a plataforma as crianças têm de saber ler e conhecer os números. E estas são idades em que têm uma curiosidade natural em saber mais sobre o que os rodeia”, explica Maria João Valente Rosa, diretora do Pordata, o portal de acesso livre, lançado em 2010, e que reúne estatísticas oficiais sobre Portugal e a Europa, fornecidas pelo Instituto Nacional de Estatística e dezenas de outros organismos."




--