quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sabes pesquisar com o google?

google.png

 Imagem retirada daqui
 
Tenho a certeza que o Google te é bem familiar e que, provavelmente, o usas diariamente... mas será que tiras partido deste poderoso motor de busca?
A iniciar um novo ano e um novo período letivo, deixo-te alguns truques que certamente vão ser úteis e facilitarão as tuas pesquisas (os mesmos encontram-se aqui):

- Quando procurares uma frase específica, coloca-a entre aspas. Desta forma, as páginas apresentadas serão apenas as que contiverem aquela frase, com as palavras naquela ordem.
- Coloca um asterisco numa frase para especificar uma palavra que não conheces ou que não tens a certeza. Imagina, por exemplo, que procuras a letra de uma música mas não te lembras de todas as palavras (“All I want for * is you”) ou que queres descobrir as variadas formas de uma expressão (“* do que dois a voar”).
- Usa o sinal de menos (-) para eliminar palavras que não queres que sejam apresentadas. Por exemplo, se estiveres à procura de ‘jaguar’ mas não queres que te apareça o carro (jaguar –carro).
- Coloca ‘site:’ para procurar apenas sites. Se quiseres encontrar o site do Cristiano Ronaldo, por exemplo, coloca 'site: Cristiano Ronaldo'.

Algumas funcionalidades úteis que o Google disponibiliza:
- Usa ‘significado:’ ou ‘definir:’ para descobrir o significado de alguma palavra, sigla ou expressão.
- Não sabes de onde veio uma imagem? Podes guardá-la no teu computador e depois procurá-la no Google Images, usando o ícone da câmara. O Google vai mostrar-te imagens semelhantes.
- Podes encontrar arquivos com ficheiros com mais de 100 anos aqui.

E pronto... toca a pesquisar...
...mas atenção:

NÃO TE ESQUEÇAS DE CITAR AS FONTES!

Tens dúvidas de Lingua Portuguesa? - O ciberdúvidas faz 18 anos

​Há 18 anos a dar resposta às mais variadas dúvidas no âmbito da língua portuguesa...

Ciberdúvidas faz 18 anos





Wikipédia?

 


É então isto para crianças? - Fundação Calouste Gulbenkian



Revista Blimunda

Blimunda # 32, janeiro 2015

"O ano de 2015 será o oitavo de existência da Fundação José Saramago – o quinto sem o seu fundador – e o terceiro da Blimunda.

Desde que em Junho de 2012 foi publicado o número 1, deparamo-nos todos os meses com o desafio de fazer uma revista de acesso gratuito com qualidade e relevância”, diz o editorial desta edição de janeiro da Blimunda, que começa o ano empenhada em dar voz e espaço a diversas manifestações culturais.

Para isso, Sara Figueiredo Costa visita o Museu da Marioneta, em Lisboa, lugar que preserva a história – não só portuguesa, mas de boa parte do mundo – dessa antiga tradição teatral.

Ricardo Viel conversa com o escritor Mempo Giardinelli, cuja dívida de gratidão à Literatura culminou na criação de uma fundação em Resistencia, no Nordeste da Argentina, com o intuito de promover a leitura.

João Monteiro apresenta a segunda parte do seu ensaio “Saramago at the movies” sobre as várias adaptações para o cinema de obras de José Saramago.

Andreia Brites faz uma expedição ao passado e recupera uma análise publicada pelo jornal Expresso há 25 anos sobre literatura infantil e juvenil. Como era vista há um quarto de século a produção para os mais pequenos? O texto responde a essa e outras questões.

A Saramaguiana é ocupada por um texto da investigadora Fernanda Cunha intitulado “A beleza serve-se fria”, em que a autora faz uma análise de Levantado do Chão – romance de José Saramago que completa 35 anos em 2015.

A terminar, os desejos de boas leituras e de um lúcido 2015. Até fevereiro!"

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cantigas Medievais Galego-Portuguesas

 


Base de dados da FCSH/NOVA disponibiliza, aos investigadores e ao público em geral, a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, bem como as imagens dos manuscritos.
Ler mais >>