quarta-feira, 30 de abril de 2014

Resultados do concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media

 

 
Nº total de trabalhos recebidos: 59
Nº de trabalhos excluídos (não respeitam o regulamento): 8

Nº total de trabalhos apreciados: 51
Categoria 1º/2º ciclos: 9
Categoria 3º ciclo/ sec.: 42

 
De acordo com os critérios definidos no Regulamento, a quantidade e a qualidade dos trabalhos recebidos nas diferentes categorias, o júri do concurso, constituído por representantes do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Direção Geral da Educação (DGE) e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), decidiu atribuir
Prémios e Menções Honrosas:

O nosso agrupamento obteve os seguintes resultados:

 
Categoria 1º/2º ciclos
 
Prémio
 
- Título/ tema: 7 dias sobre a segurança nos telemóveis e nas redes sociais
Autores: Carolina Machado, Leonor Tavares e Simão Vilela, 4º ano
Professor orientador: Cristina Teixeira
Escola/ AE: EB1/JI de Crestins / AE Dr Vieira de Carvalho, Maia

 
Menção Honrosa

- Título/ tema: 7 dicas sobre o uso dos media na sala de aula e na biblioteca
Autores: Bruna Ramos, Carolina Pimenta e David Alves, 4º ano
Professor orientador: Cristina Teixeira
Escola/ AE: EB1/JI de Pedras Rubras / AE Dr Vieira de Carvalho, Maia

quarta-feira, 2 de abril de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO “O MEDO QUER AMOR.” DE PAULO RENATO

Esta estória fala do Medo, que todos evitam até que um dia uma criança não o faz, e escolhe ouvir o que este tem para dizer. Nascendo daí uma bela amizade. O Medo está sempre presente nas nossas vidas, aquilo que muda é a forma como lidamos com ele. Será possível um bebé indesejado, capaz de mudar a vida de tantas pessoas?
 
Autor de texto e ilustrações Paulo Renato. Nascido a 23 de Maio de 1975 a residir na Maia. Este é o segundo livro para crianças, o primeiro foi "Samuel descobre o poder do coração" editado em 2011. Tendo também editado no presente ano um livro de poesia com o título "O Ser não cabe em mim". Todas estas edições são do autor. Trabalha, ainda, como consultor desenvolvimento pessoal, onde procura contribuir para despertar consciências e assim melhorar a situação dos clientes que recorrem aos seus serviços.

Dia Internacional do Livro Infantil

Cartazes Dia Internacional do Livro Infantil (montagem)

"Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma? Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça. Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras. E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor. É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver. Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.

Continua a ler!"

Siobhán Parkinson Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children’s Laureate of Ireland).
Tradução: Maria Carlos Loureiro

terça-feira, 1 de abril de 2014

Campeonato SuperTmatik - Sinónimos

    Nos dias 26 e 28 de março teve lugar na biblioteca a final interturmas do Campeonato SuperTmatik sinónimos.

Todos os participantes responderam com entusiasmo e responsabilidade a este desafio.
Parabéns!

Preparem-se, pois voltaremos a testar os vossos conhecimentos.

  Aos campeões e vicecampeões de ano, desejamos uma boa prova na final online.
     Campeões:
               ¨ Mariana Almeida Silva (5º G);
               ¨ Joana Fernandes (6ª E).

      Vicecampeões:
                ¨Daniel Domingues (5º E);
                ¨ Diogo Alves (6ª F).

www.eudactica.com

Informa-se também que está também já disponíveis as sessões de ambientação ao jogo online AQUI