segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição "Vem Descobrir... Os Minerais"

A Equipa da Biblioteca Escolar da EBS Dr. Vieira de Carvalho, em colaboração com a docente Ana Leal, convida a "espreitar" a exposição "Vem Descobrir... Os Minerais", organizada pelas turmas 8ºE e 8ºF, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
 
 
 
Nesta exposição faz-se a ligação dos diferentes minerais à sua utilização no dia a dia, de casa à biblioteca passando pela sala de aula e o laboratório...
 
Vem descobrir onde, por exemplo, está escondido o ouro na nossa escola...

sexta-feira, 28 de março de 2014

A evolução da escolaridade dos portugueses

por RBE, em 28.03.14






















Dados e informações da Pordata sobre a evolução da escolaridade dos portugueses: "Na década de 1970, cerca de 15% da população portuguesa não tinha, sequer, o primeiro ciclo do ensino básico concluído. Quando olhávamos para o ensino secundário, este valor aumentava para 96%. Ou seja, eram quase nenhumas as pessoas com um nível de ensino médio. No entanto, em 2012, a taxa de escolarização, no primeiro ciclo do ensino básico, era de 100%. Já o ensino secundário registava uma taxa de escolarização de 72,3%, o que sinaliza um crescimento bastante significativo da frequência das escolas."

Mais sobre isto e muito mais >>

quarta-feira, 26 de março de 2014

Blimunda #22

 
Pode ler-se esta revista electrónica descarregando-a em PDF aqui ou lê-la no Scribd...
 
Nesta edição podemos encontrar um artigo sobre o autor convidado para o penúltimo LS2 - Valter Hugo Mãe.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia B - Bertrand Livreiros - Dia Nacional do Estudante

Celebra-se hoje em Portugal o Dia Nacional do Estudante. A Bertrand Livreiros dá-te a possibilidade de adquirires livros auxiliares de ensino, livros do Plano Nacional de Leitura, livros técnicos, universitários e profissionais, com desconto de 20% em Cartão Bertrand e com portes grátis. Esta campanha abrange todos os níveis de ensino.

Porque na Sexta-feira 21 de Março foi o Dia da Árvores



Oração da Árvore


Tu que passas e ergues para mim o teu braço, 
Antes que me faças mal, olha-me bem. 
Eu sou a sombra amiga que tu encontras 
Quando caminhas sob o sol de Agosto; 
E os meus frutos são a frescura apetitosa 
Que sacia a sede nos caminhos. 
Eu sou a trave amiga da tua casa, 
A tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas 
E o lenho do teu barco. 
Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada, 
A madeira do teu berço e o aconchego do teu caixão. 
Eu sou o pão da Bondade e a flor da Beleza. 
Tu que passas, olha-me e não me faças mal. 

Adaptação de um antigo texto jugoslavo 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Nova coleção de Álvaro Magalhães - Picasso & Van Gogh

O escritor Álvaro Magalhães criou uma nova coleção para crianças intitulada Picasso & Van Gogh. Os dois primeiros livros da coleção chegam às livrarias dia 21 de março, publicadas pela Porto Editora e são eles Mexe esse Rabo Gordo, pá! e Parem a Terra que Eu quero Sair!

Coleção

Picasso e Van Gogh, cão e gato, vivem em casa de uma pintora e nem se dão mal. Van Gogh é um cão ingénuo e generoso e Picasso um gato gordo e pachorrento, que sonha com uma vida (ainda mais) sossegada, sem ontem nem amanhã. mas isso era se não houvesse no mundo tantos Duas Patas (nós, as pessoas). Mas há.

Ficha Técnica

Autor: Álvaro Magalhães
Ilustração: Carlos J. Campos
Coleção: Picasso & Van Gogh
Editora: Porto Editora
Público-alvo: 6-10 anos
Páginas: 48
Capa: Dura
Preço: 9,90€
Sinopse: Picasso está muito ocupado a descansar, não quer investigar o misterioso desaparecimento do retrato do pai, e nem Van Gogh o consegue convencer. Mas quando ele descobre, no forro da almofada, o mapa de um tesouro escondido, arrisca sair de casa e viver uma aventura - a sua primeira aventura.



 
Sinopse: O que se passa? Não há comida nem aquecimento ligado? Para Picasso a culpa é de uma tal Crise. Ou então é porque a Terra está a dar uma volta e nós estamos de cabeça para baixo. Mas o pior foi quando os levaram de casa, cão e gato, em duas gaiolas. Iriam abandoná-los?

segunda-feira, 17 de março de 2014

Poesia a perder de vista

As lentas nuvens fazem sono
As lentas nuvens fazem sono,

O céu azul faz bom dormir.

Bóio, num íntimo abandono,

À tona de me não sentir.

E é suave, como um correr de água,

O sentir que não sou alguém,

Não sou capaz de peso ou mágoa.

Minha alma é aquilo que não tem.

Que bom, à margem do ribeiro

Saber que é ele que vai indo...

E só em sono eu vou primeiro.

E só em sonho eu vou seguindo.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 13 de março de 2014

Exposição - Todos Iguais na Diferença


Integrada no projeto municipal “Redes para o desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente”, esta exposição/mostra pretende ser uma ação de Educação para o Desenvolvimento, sensibilizando e consciencializando as crianças do nosso Município para os modos de vida de crianças de outros países, mais especificamente Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Pretende-se mostrar aspetos do dia-a-dia de crianças destes países, salientando que somos “Todos Iguais na Diferença”. Assim, fazem parte desta ação uma mostra fotográfica que ilustra a realidade de crianças de PALOP, bem como um conjunto de livros de histórias infantojuvenis que também retratam as diferenças culturais e as tradições específicas de cada país, enquanto ao mesmo tempo partilham aspetos comuns a todas as crianças, independentemente da sua origem – são, portanto, “Histórias para Crianças do Mundo”.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Biblioteca Municipal da Maia - Colóquio "Não posso adiar o coração"

A Biblioteca Municipal da Maia em parceria com o Clube Unesco da Maia (CUMA), integrado nas comemorações da Semana da Poesia, realiza um colóquio que conta com a presença dos palestrantes: Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira (Universidade Fernando Pessoa), Ana Paula Coutinho (Universidade do Porto), Lourdes da Graça Cunha e Silva (CUMA) e Albano Martins (Poeta e Professor).

Este ação cultural visa sensibilizar a comunidade em geral a (re)descobrir a vida e obra deste nome maior do panorama literário português.

Público-alvo: Comunidade em geral
Gratuito com inscrição obrigatória
Informações / Inscrições: Biblioteca Municipal da Maia biblioteca@cm-maia.pt
Inscrições on-line AQUI