terça-feira, 19 de maio de 2020

Curador por um dia - Exposição virtual Museu Calouste Gulbenkian

Naufrágio de um Cargueiro, Joseph W. Turner, Inglaterra, 1810 Óleo sobre  tela

No passado dia 11 de maio, a turma 8ºB, visitou virtualmente o núcleo de pintura da Coleção do Fundador, do Museu Gulbenkian (https://gulbenkian.pt/museu/colecao-do-fundador/conhecer-a-colecao/), tendo participado no desafio “Curador por um dia!”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museu 2020.
A turma selecionou e legendou a pintura acima referida, que acabou por fazer parte da exposição virtual inaugurada no dia 16 de maio e que pode ser vista em https://gulbenkian.pt/museu/dia-internacional-dos-museus/exposicao-curador-por-um-dia/.
Aqui fica o seu texto coletivo sobre a obra selecionada, redigido numa aula assíncrona e revisto numa aula síncrona da disciplina de português.
A pintura "Naufrágio de um Cargueiro", de Joseph Mallord William Turner representa uma catástrofe natural: uma tempestade no mar. Na tela, está espelhado terror, turbulência, pavor e morte, num terrível mar agitado. Escolhi esta obra para enfrentar o futuro porque embora reflita dor e sofrimento, transmite coragem, realismo, um sentimento de muito esforço e de luta pela sobrevivência e a sensação de força e de confiança nos tempos mais difíceis.
Perante a adversidade, está presente a vontade de viver e de ultrapassar as tragédias que vão acontecendo ao longo da vida, pois esta não corre sempre como o esperado, sempre na esperança de um mundo melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário