segunda-feira, 25 de maio de 2020

Concurso "Uma Aventura Literária" - 1º prémio JI de Pedras Rubras

Parabéns aos nossos alunos e à Educadora Rosa Novo, pela participação e excelente resultado obtido no concurso "Uma aventura Literária 2020".
Numa iniciativa que contou com a participação de 14 mil trabalhos, colocar o Agrupamento e a EB1/JI de Pedras Rubras em primeiro lugar, a nível nacional, é sem dúvida, merecedor do nosso reconhecimento.
Aqui ficam os trabalhos submetidos a concurso e vencedores, na categoria Texto Original.

Trabalho Individual

Uma vez uma borboleta estava a voar muito rápido, foi bater numa árvore, ficou presa e magoou – se nas asas. Então todas as outras borboletas que estavam a ver começaram a rir e não a ajudaram. Só a borboleta amarela é que a foi ajudar a sair do ramo. Depois fizeram o curativo e as duas foram brincar muito felizes. As outras borboletas ficaram arrependidas por não terem ajudado e aprenderam que se deve ajudar quem precisa e ser amigo de todos. A borboleta desculpou – as, convidou -as para brincarem juntas e como uma borboleta ia fazer anos, resolveram fazer uma festa. Convidaram todas as suas amigas para irem à festa de aniversário. No dia da festa chegaram muitas borboletas coloridas, parecia que estavam vestidas de princesas e com sapatinhos brilhantes. Brincavam muito divertidas e falavam de muitas coisas. Só faltava a borboleta arco – íris, que ainda não tinha chegado e ninguém sabia o que tinha acontecido. Depois, a aniversariante disse que ela ia chegar mais tarde, porque tinha ido dar um passeio. Quando ela chegou à festa todos perguntaram onde tinha ido e ela disse:” eu fui procurar umas asas novas para comprar, porque as minhas estão muito cansadas e eu preciso de umas novas para a estação da primavera”. As outras borboletas acharam a ideia muito divertida e também queriam comprar umas asas novas.  Voaram até à loja, mas as asas eram muito caras e não tinham dinheiro que chegasse. Então, a borboleta que comprou as asas cor de arco - íris, foi simpática e resolveu emprestar as asas novas às suas amigas. Ficaram todas contentes e decidiram que iam voar uma de cada vez para experimentarem as asas. Foi uma grande confusão porque queriam todas experimentar ao mesmo tempo. Depois aconteceu uma magia, todas as borboletas passaram a ter asas novas e coloridas e o céu ficou muito bonito. Voaram muito e nunca se cansavam porque aquelas asas eram especiais e podiam voar até ao infinito.   

Vitória Martins - 6 anos


Trabalho coletivo

Era uma vez um tubarão que estava a nadar no oceano, mas de repente apareceu uma rocha que estava no fundo do mar, o tubarão não via bem e bateu na rocha. Então o tubarão foi ao médico dos olhos, que é o oftalmologista. Ele experimentou muitos óculos e gostou muito de uns que eram azuis, mas ficou preocupado e perguntou: ”Doutor, eu posso usar óculos no fundo do mar?”. O oftalmologista respondeu: ”Sim, não te preocupes porque estes óculos são especiais para andar na água.” O tubarão foi todo contente para o mar com os seus óculos novos e apareceu uma estrela - do - mar que era muito gira. O tubarão ficou a olhar para ela muito feliz e ficaram muito amigos. Depois apareceu um cavalo - marinho muito engraçado e foram todos brincar. Entretanto chegou um pescador com uma cana muito grande e pescou o tubarão, só que ele era muito pesado e rebentou a cana. O tubarão e os seus amigos fugiram muito rápido e viram uma caravela que ia a passar no oceano. Os animais marinhos entraram para a caravela, mas estavam lá duas pessoas e os animais ficaram muito assustados. Como não tinham água para respirar, saltaram outra vez para o mar e fugiram a nadar muito rápido para longe. Foram parar a uma praia onde estavam meninos a nadar e acharam os animais muito engraçados. Quando viram o tubarão assustaram - se, mas de repente o tubarão transformou – se numa sereia. O cavalo - marinho e a estrela - do - mar ficaram admirados porque não viram o tubarão, porque ele estava transformado numa sereia. Foram à procura do tubarão no oceano e ficaram preocupados porque viram coisas muito estranhas na água, que era lixo. Eles pensaram que era comida, mas de repente apareceu um polvo e com os seus tentáculos afastou o lixo e salvou os animais marinhos. Então os animais ficaram tristes, porque perceberam que no fundo do mar há coisas estranhas, como o plástico, que não devem comer e são perigosas.  Algumas pessoas são más, deitam lixo para o mar, estragam o oceano e matam os peixes. Não queremos que isso aconteça, por isso, temos todos que ajudar e cuidar do planeta, para que os animais possam crescer felizes. 
                                                                                                                                      Sala 2

Sem comentários:

Enviar um comentário