quinta-feira, 30 de abril de 2020

Escritores de S a XXL

Os textos produzidos pelos alunos do 9º B e C, no âmbito da disciplina de Cidadania, a propósito do tema "Coronavírus: ficar em casa é um ato de cidadania?" e "A informação é a histeria da imprensa".
É assim que se constrói a cidadania, exercitando-a. Obrigada aos alunos e à docente Otília Azevedo.

Texto 1
Definindo-se dever cívico como algo que diz respeito ao interesse público, os valores de uma
sociedade, as suas instituições e as responsabilidades do cidadão, o cumprimento das medidas impostas pelo poder político e as autoridades sanitárias como resposta à hecatombe que se abate sobre o mundo, que é a pandemia do novo Coronavírus, ajusta-se indubitavelmente nesta definição. Com efeito, tratando-se de uma doença infetocontagiosa com algo grau de letalidade e de propagação, transmitida através do aglomerar de uma grande quantidade de pessoas que, inevitavelmente, se continuaria a verificar, poria em causa, como começou a fazer, todos os mandamentos da "cidadania" referidos.
João Marques, nº 14, 9ºB


Texto 2
O Covid-19 é o nome atribuído pela OMS à doença provocada pelo novo coronavírus que está a afetar Portugal, Europa e o resto do mundo.
Até à data, o agente contagioso continua em investigação, mas sabe-se que o vírus é transmitido através do contacto de gotículas respiratórias.
O número de casos (confirmados e óbitos) cresceu exponencialmente, tanto que os governantes tiveram de tomar medidas necessárias para a proteção da saúde pública.
Em Portugal, estamos a viver o 3º período de Estado de Emergência e entre muitas medidas tomadas, o confinamento massivo foi bastante sentido por nós: as escolas fecharam, a atividade económica ficou imobilizada como nunca antes visto ( à exceção de alguns setores como a saúde e outros de bens essenciais).
Todos estamos a aprender a saber lidar com esta realidade e acredito que seja bem difícil para todos nós: pais, filhos, professores, empregados, para o Governo e ainda mais para todos aqueles que estão na linha da frente a tentar “travar” este maldito vírus.
Acredito que a cidadania para já é a melhor “arma” para combater o coronavírus e Portugal é a prova disso. Os portugueses estão a tentar ao máximo respeitar o confinamento e os resultados já começam a ser visíveis.
Por fim, a certeza que eu tenho é que esta pandemia obrigou todas as pessoas no mundo a rever o seu papel na sociedade e espero que depois da desgraça venha a bonança e uma nova mentalidade e sentido cívico para respeitarmos todos os seres vivos do nosso querido planeta.
Trabalho realizado por Inês Coutinho Nº12 9ºB


Texto 3
Concordas que “a informação é a histeria da imprensa?”
Numa situação como a da pandemia do novo coronavírus, acho que a imprensa deve investir numa informação fidedigna, porque isso vai ser melhor para os médicos que estão a arranjar cura e para a população que sabe como agir e reagir sem alarde social.
Assim, quanta mais informação correta a imprensa der, melhor vai ser para as pessoas interessadas em determinada matéria, mas também para a população em geral. Se a imprensa informar sobre os cuidados a ter, as pessoas ficarão muito mais informadas e não se deixarão influenciar pela opinião de todos os que, género “treinadores de bancada” debitam a sua opinião, não séria, não consciente, traiçoeira e mal-intencionada, nomeadamente, nas redes sociais. Temos de estar alerta porque há muita imprensa sensacionalista cujo objetivo é o lucro a todo o custo!
André Neves, nº 4- 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário