sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Escritores de S a XXL

Um excelente texto, para ler e refletir...


Vantagens e desvantagens de viver na cidade

«Viver na cidade» é, hoje em dia, um tema atual e também uma opção desejada por diversas pessoas. Considero que quem vive neste espaço urbano é extremamente sortudo, apesar de que nem tudo é assim tão esplêndido, ou seja, este modo de vida também tem os “seus espinhos”.
Em primeiro lugar, vou falar sobre as vantagens da vida na cidade. Os meios urbanos têm, na minha opinião, inúmeros serviços, sejam eles comerciais, de saúde ou escolares que, normalmente, se situam muito perto da casa das pessoas. Obviamente que, se proliferam vários estabelecimentos, também existem variadas oportunidades de trabalho e de estudo (pois também dispõem de muitas universidades e escolas). A meu ver, o Governo valoriza as cidades em termos de financiamento económico, o que é de certa forma injusto para quem vive num meio rural.
Por outro lado, e considerando as desvantagens, os níveis de poluição e de barulho, nos meios urbanos, são mais elevados, isto porque existe uma enorme utilização dos transportes (sejam públicos ou privados). Consequentemente, o trânsito é excessivo e “massudo”, o que certamente aborrece e prejudica as pessoas. De referir, por último, que os níveis de criminalidade existem em grande número nas cidades, pois as condições de vida e as oportunidades dos seus habitantes nem sempre são as desejadas e sonhadas.
Concluindo, considero que a vida na cidade apresenta vários prós e contras. Na minha opinião, as pessoas que vivem no campo têm menos recursos, mas uma melhor vitalidade, sendo que a cidade é mais “abastada” mas menos saudável. Acho que devíamos “juntar” o melhor dos dois mundos.

Lara Ascensão Ferreira
6º B, nº15 

Sem comentários:

Enviar um comentário