quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Escritores - de S a XXL

Uma reflexão muito pertinente, um olhar para uma realidade pela qual todos somos co-responsáveis.
Parabéns!


Importância da organização de viagens em grupo pelas autarquias para pessoas idosas

Os idosos são o passado do nosso país, são a semente dos frutos que agora colhemos, enquanto pessoas da modernidade que somos. Contudo, sofrem de um mal que nós não sofremos, o desconhecimento (pelo menos uma parte deles).
Se qualquer um de nós pensar bem, rapidamente se apercebe que é injusto as pessoas que mais nos ensinaram em todos os quadrantes, nunca terem tido a oportunidade de conhecer algumas partes do nosso país. Os velhos das aldeias, por exemplo. Viveram toda a sua vida, isolados nos seus metros quadrados de terreno, sem nunca sentirem o cheiro da maresia, caraterístico do litoral. É, na verdade, um direito daqueles que dedicaram o seu tempo enquanto jovens aos seus filhos e netos, agora a serem cuidados por eles ou, pelo menos, pelas suas autarquias.
Por outro lado, existem também os idosos que já conheceram muitos dos sítios para onde são levados pelas suas autarquias, mas vão e gostam.
Porque, é inegável, que não se viaja apenas para conhecer, viaja-se para descontrair, viaja-se para fugir das suas casas antigas, que cheiram a solidão, para ver caras novas, que não a dos médicos e secretários das suas juntas de freguesia. Compreendemos também, que estas pessoas com idade avançada apreciam estas saídas porque, por exemplo, fá-los lembrar dos momentos em que eram crianças e que, com a lancheira feita pela mãe e com os seus amigos nos lugares de autocarro mais próximos, iam e eram felizes.
Desta, posso concluir que as autarquias ao decidirem levar os seus velhos a viajar estão a ter um papel essencial na vida destas pessoas. Porque, ao fazê-lo não estão apenas a praticar um serviço público, estão a dar oportunidades que muitos não tiveram e a outros, permitem-lhes ser novamente uns jovens, jovens esses a quem os filhos não abandonavam e tinham a capacidade de viver sem dores constantes.
Cheila Nila Bhuralal nº6 11ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário