sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EVTux - Uma ferramenta para Ed. Visual e Ed. Tecnológica

O que é o evtux?
O evtux é uma distribuição de Linux que tem por base o trabalho de investigação que desenvolvemos sobre a integração de ferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Após quinze meses de estudo e desenvolvimento do projeto, recensearam-se quase quatrocentas ferramentas digitais passíveis de integração em contexto de Educação Visual e Tecnológica. O evtux tem pré instaladas todas as aplicações para Linux bem como integradas no browser as ferramentas digitais que não necessitam de instalação e correm diretamente a partir da Web, para além dos mais de trezentos manuais de apoio à utilização dessas ferramentas.
 
Quem criou o evtux?
Os autores do conceito são José Alberto Rodrigues e António Moreira, da Universidade de Aveiro. Quanto à componente técnica e de compilação desta distribuição, esse tarefa foi cumprida pelo Nelson Gonçalves do OpenLAB da Escola Superior de Educação de Viseu. Já o logótipo do evtux, o mesmo foi uma criação de Gil Maia e Sara Botelho da Escola Superior de Educação do Porto.
 
Quem apoia o evtux?
O evtux teve o apoio institucional da Universidade de Aveiro e do CIDTFF – Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores desta instituição, enquanto projecto lá desenvolvido. Da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, enquanto decorrente de um projecto financiado pela fundação (SFRH/BD/66530/2009). Na sua componente técnica e pedagógica teve o apoio da APEVT, AEL, OpenLAB e ESE de Viseu. Para a distribuição do evtux contamos com o apoio da Universidade de Aveiro e do Ministério da Educação através DGIDC na Equipa da ERTE/PTE.
 
 
(Clique na Imagem para aceder ao manual do EVTux)
 
 
Estas e muitas outras informações, bem como o link para descarregar, no blog associado a esta ferramenta, em  http://evtux.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário